Prefeitura prepara sistema para implantação do programa Governando com as Pessoas

O projeto já está na fase estrutural e deve ser iniciado em breve.

Publicado em 04/08/2023 - às 10:54
Por Redação | Jornal Conquista
Secom/PMVC

O bairro Zabelê receberá nos próximos meses, o projeto-piloto Governando com as Pessoas da Prefeitura de Vitória da Conquista. O projeto já está na fase estrutural, e cada cidadão, a partir de 18 anos, por meio digital, poderá sugerir até três obras e dois serviços para a sua localidade.

O sistema que rodará o projeto, por meio do termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Salvador, está sendo alimentado, com a transferência do código-fonte e de alimentação do menu. E para verificar o desenvolvimento do sistema e dialogar com a equipe técnica, a secretária de Governo, Geanne Oliveira, está em Salvador.

“Dialogamos com a equipe da Prefeitura de Salvador, afinamos as diretrizes e reafirmamos essa parceria para que o Governando com as Pessoas seja um sucesso como é o Ouvindo Nosso Bairro. Cremos e estamos intensificando nosso trabalho neste intuito”, salientou.

Nesta tarde (3), a reunião ocorreu na sede da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro. “Está sendo um enorme prazer participar da tramitação para implantação do maior programa de escuta popular de Salvador em Vitória da Conquista. Com certeza, os conquistenses vão abraçar esse programa com muita expectativa. A cidade só tem a ganhar”, declarou Ana Luísa Giron, responsável pelo programa Ouvindo Nosso Bairro.

O titular da pasta, Luciano Sandes, reforçou a importância da parceria entre as prefeituras de Salvador e de Vitória da Conquista. “Temos a implantação do nosso maior programa de escuta popular, agora no sudoeste baiano, prova que estamos no caminho certo e com certeza trará benefícios aos conquistenses.”, disse o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro.

Já na quarta-feira (2), Geanne se reuniu com Flávia Ribeiro, gestora de Projetos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e Rafael Borges, desenvolvedor responsável pelo sistema. A Semit realiza a customização combinada no sistema, preparando o ambiente que será entregue para a Prefeitura de Vitória da Conquista, a exemplo da nomenclatura adotada e o layout adaptado.

“Nosso trabalho é fazer com que esse ambiente se encaixe na demanda específica de Vitória da Conquista”, explica Flávia, que complementa: “Estamos adequando o fluxo de trabalho para que a prefeitura daí possa exercer o projeto da melhor maneira possível”.

Na primeira quinzena de setembro, os moradores dos loteamentos Urbis IV, Urbis V, Miro Cairo, Vila Serrana, Bateias II, Cidade Maravilhosa e Senhorinha Cairo escolherão obras e serviços, disponibilizadas no menu do site, que são prioridades. As obras e serviços mais votados em cada loteamento serão analisados pela equipe da Prefeitura, levando em conta a viabilidade técnica e econômica de execução no prazo de 60 dias. Com uma lista das mais citadas, a população votará então em três obras e dois serviços e, a partir do fim de outubro, elas começam a ser executadas.

Com os resultados obtidos no projeto-piloto, o Governo para Pessoas poderá implantar o programa em todo município, em 2024.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram