Prefeitura realiza parceira com Torre para funcionamento de Unidade de Reciclagem de Resíduos da construção civil em Vitória da Conquista

A cerimônia de lançamento foi realizada na última sexta-feira (7), no Aterro Sanitário.

Publicado em 10/07/2023 - às 11:21
Por Redação | Jornal Conquista
Secom/PMVC

Foi lançado na última sexta-feira (7), pela prefeita Sheila Lemos, o projeto Reconquista, em parceria com a Torre Empreendimentos. O projeto consiste numa Unidade de Reciclagem de Resíduos provenientes desse setor. Esse é um importante passo na implementação da política de gestão de resíduos da construção civil em Vitória da Conquista.

“Vamos avançar muito mais. Já fazíamos esse acompanhamento da quantidade de resíduos desse setor e tínhamos conversado com a defensoria sobre. Com essa unidade, estamos enfrentando com coragem e apresentando uma solução para essa questão da limpeza pública em nossa cidade”, assegurou a prefeita, recordando que a cidade limpa não é a que mais limpa, mas a que menos se suja.

De acordo com a diretora da Torre, Soraya Torres, a tecnologia adotada com a unidade atende as normas técnicas e legais vigentes, em especial, aos requisitos da Política Nacional de Resíduos e a Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). “Com esse projeto nós fechamos a rota tecnológica de um resíduo que tem um potencial poluidor muito forte nas cidades brasileiras”, destacou a diretora.

Segundo o titular de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, num primeiro momento, a unidade de reciclagem receberá os resíduos provenientes da construção, demolição, reformas e reparos de edificações, como tijolos, blocos, entre outros, coletados pelo Município. O processo terá início na coleta dos resíduos volumosos, depositados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

“Os resíduos passam por um processo de triagem ao chegar na unidade, seguindo para a trituração, peneiramento, seguindo nas esteiras. As matérias-primas secundárias, como brita 0, brita 1 e brita 2 serão reaproveitados pelo Município nas atividades de construção de obras públicas e manutenção de estradas”, explicou o secretário.

Delegado regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon- BA), Luciano Bonfim, destacou a importância da unidade para este que é um dos principais setores da cidade. “A construção civil realmente gera resíduo, mas é de muito boa qualidade, que pode ser reaproveitado. E o que ele precisa é realmente disso aqui, reciclar. Por isso, é uma contribuição excelente da Prefeitura”.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram