Espelho d’água volta a aparecer na Lagoa das Bateias, após a retirada de mais de 300 toneladas de resíduos

Na primeira etapa do serviço foram retiradas mais de 120 toneladas de lixo e entulho.

Publicado em 14/03/2023 - às 08:49
Por Redação | Jornal Conquista

A revitalização do Parque Municipal Lagoa das Bateias segue acontecendo e o trabalho nesta semana está na retirada da vegetação que cobre o espelho d’água. Até a tarde desta segunda-feira (13), já foram retiradas mais de 300 toneladas de resíduos e materiais orgânicos da lagoa. Somente taboas e baronesas já somam 200 toneladas.

A operação é uma ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente (Semma), Infraestrutura Urbana (Seinfra), por meio do Deserg; Serviços Públicos (Sesep) e Desenvolvimento Rural (SMDR), com apoio da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

O Deserg está acompanhado essa etapa, e disponibilizando máquinas e operadores, e pela Semma, à qual cabe a responsabilidade de proteger a fauna e a flora locais, por meio do monitoramento diário feito pelos técnicos, visando, especialmente,  o resgate de animais encontrados durante o trabalho. Neste caso, eles são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e que após verificadas as condições físicas, alguns poderão ser soltos na natureza em locais apropriados.

“A movimentação aqui é intensa e o barulho das máquinas pode afugentar alguns animais que vivem no local, principalmente cobras. Por isso, caso algum morador do entorno se depare com algum animal, principalmente cobra, deve entrar em contato com a Semma, que a gente tem médico veterinário e bióloga de plantão para atender qualquer chamado”, alertou Ana Cláudia Passos, secretária de Meio Ambiente.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram