Bombeiros da Bahia e Equipe de Saúde prestam socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul 

O Governo do estado enviou ao RS 22 bombeiros especializados em situações de emergência.

Publicado em 03/05/2024 - às 18:41
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/ Blog do Sena

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) respondeu rapidamente às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, enviando uma equipe experiente de 22 bombeiros especializados em situações de emergência decorrentes de desastres naturais. 

Segundo o Governo da Bahia, os profissionais de saúde, incluindo médicos e enfermeiros, foram enviados pela Secretaria de Saúde (Sesab) para prestar assistência no local. 

Essa ação aconteceu após mais de 20 mortes serem registradas, juntamente com o rompimento de uma barragem e deslizamentos de terra em diversas cidades gaúchas.

O comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezine, enfatizou a prontidão da equipe e a importância do suporte durante esse momento crítico. Ele destacou que a prioridade inicial é o resgate e o socorro das pessoas afetadas pela tragédia.  “O Corpo de Bombeiros está preparado para fazer buscas e resgate das pessoas que o estão necessitando”, completou. 

Sob o comando do coronel Jadson Almeida, os bombeiros selecionados para a missão têm expertise em lidar com esse tipo de desastre. “A princípio, seremos designados para a cidade de Caxias do Sul, onde já houve alguns desabamentos, alguns soterramentos, e nós vamos atuar nessa missão. Nós também enfrentamos esse tipo de calamidade e nós nos preparamos antecipadamente para que possamos dar o melhor retorno à população”, afirmou.

Além disso, Edson Ribeiro Júnior, sanitarista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia, destacou a importância de avaliar não apenas os aspectos físicos da tragédia, mas também a saúde mental das vítimas. “É uma situação que envolve muitas perdas. Então, a saúde mental também é uma coisa a ser avaliada”, acrescentou.

Outro aspecto importante são as doenças que são emergentes em desastres, como as arboviroses, leptospirose, as doenças diarréicas, as transmissíveis, além da situação vacinal e de vários outros fatores que precisam ser avaliados.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram