Bahia é o segundo estado com maior número de pessoas com insegurança alimentar

Segundo o IBGE, a Bahia fica atrás apenas de São Paulo, que possui uma população três vezes maior.

Publicado em 02/05/2024 - às 20:00
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: CFN

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última semana, dados sobre a insegurança alimentar do Brasil. Segundo o levantamento, na Bahia houve uma queda de 13,9% no número de pessoas que enfrentam algum grau de insegurança alimentar entre os anos de 2018 e 2023, totalizando 6,3 milhões de pessoas.

Apesar da redução, a Bahia continua sendo o segundo estado com a maior quantidade de habitantes nessa situação em todo o país, perdendo apenas para São Paulo, que possui uma população três vezes maior. 

Na Bahia, a insegurança alimentar atinge 42% da população, quase metade dos baianos, segundo o módulo de Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE.

A classificação de insegurança alimentar pelo IBGE é dividida em três níveis: leve, caracterizada por preocupação ou incerteza quanto à disponibilidade regular de alimentos em quantidade suficiente; moderada, que envolve a redução efetiva da quantidade de alimentos e a falta de comida; e grave, que se manifesta na ocorrência de fome.

Apesar da melhora, a Bahia continua na segunda posição do ranking devido à queda na taxa de insegurança alimentar que foi menor do que a média nacional. Enquanto no estado houve uma redução de 5,3 pontos percentuais, a média nacional registrou uma diminuição de 9,1.

Em 2023, aproximadamente 2,222 milhões de domicílios na Bahia, equivalente a 40,0% do total, enfrentavam algum grau de insegurança alimentar.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram