Estudo aponta que mais da metade da população baiana vive em situação de pobreza
Levantamento divulgado nesta semana aponta que mais a Bahia como um dos estados com maior percentual de pobreza do país.
![](http://www.jornalconquista.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Padrao-para-Noticias-26.jpg)
De acordo com levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com base em dados de 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, a Bahia é um dos 10 estados brasileiros em que a maior parte da população é formada por pessoas em situação de pobreza, ou seja, que vivem com uma renda mensal de até R$ 665,02.
Segundo o estudo, 51,6% da população baiana está nessa situação. O índice representa pouco mais de 7,8 milhões de pessoas, o que coloca a Bahia como o 9º estado com maior percentual de pobreza do Brasil.
O levantamento aponta também que a taxa de pobreza brasileira caiu de 38,2% para 33% entre 2021 e 2022. Mesmo assim, o número de pobres ainda é alto: 70,7 milhões de pessoas vivendo em situações precárias (eram 81,2 milhões em 2021). Os dois principais fatores que justificam a diminuição seriam a melhora do mercado de trabalho e a expansão de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, turbinado nas vésperas da campanha de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“A taxa de pobreza alcançada em 2022 retornou a um patamar próximo ao observado em 2020, que era de 32,7%”, diz Pablo Lira, doutor em Geografia e Diretor-Presidente do IJSN, órgão ligado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) do Espírito Santo. O estudo completo pode ser acessado aqui.