Março Lilás: Prefeitura intensifica ações de combate ao câncer do colo de útero
Além do dia D, outras atividades serão desenvolvidas pela Diretoria de Atenção Básica da SMS nas unidades de saúde
O mês da mulher em Vitória da Conquista terá uma série de ações especialmente voltadas para elas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu ao Movimento Nacional Março Lilás, que intensifica as ações de combate ao câncer do colo de útero.
O Dia D da campanha será realizado nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, no evento “Somos por todas, somos por cada uma!”, no Centro Cultural Glauber Rocha. O evento terá a participação de todas as secretarias e a SMS vai ofertar diversos serviços de saúde para o público feminino.
Serão ofertadas consultas médicas de clínica geral, ginecologia, pediatria, dermatologia e fisioterapia; exame preventivo ginecológico; consultas de planejamento familiar que dá acesso ao DIU de cobre; agendamento de exames de mamografia, ultrassom e eletrocardiograma; atendimento odontológico; atendimento nutricional, psicológico e farmacêutico; vacinação com oferta de doses de vacinas contra Covid-19 e vacina HPV para crianças de 9 a 14 anos; testes rápidos para detecção de ISTs; ferição de pressão arterial e glicemia; ações educativas e diversos procedimentos estéticos.
Outras atividades além do dia D, serão desenvolvidas pela Diretoria de Atenção Básica da SMS nas unidades de saúde, garantindo acesso aos serviços às mulheres de suas regiões de abrangência. O Março Lilás é uma mobilização nacional e a SMS desenvolverá a campanha na rede municipal.
O principal foco da campanha são ações afirmativas relacionadas a três pilares estratégicos: prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento. As ações nas unidades de saúde intensificarão as coletas do exame preventivo ginecológico de mulheres de 25 a 64 anos, além da vacinação de meninas e meninos de 9 a 14 anos contra HPV.
O câncer do colo de útero é um dos tumores malignos com maiores possibilidades de prevenção, mas, mesmo assim, os dados preocupam. Hoje, a doença atinge mais de 16 mil mulheres por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Com a campanha, o Ministério da Saúde pretende fazer com que esse número seja reduzido e as mulheres conheçam as principais formas de cuidados, além de alertá-las sobre os sintomas iniciais da doença.
Nos anos anteriores a intensificação das ações de combate ao câncer de colo de útero ocorriam durante o Outubro Rosa, juntamente com as ações de combate ao câncer de mama. “Porém, analisando os dados municipais de incidência e mortalidade por câncer de útero, identificamos a necessidade de intensificar o combate e controle desse câncer em movimento específico”, explicou a coordenadora da área técnica de Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher na Atenção Básica, Gislany Fontes.