Justiça recebe denúncia de esquema de fraudes no Detran; Crimes aconteciam também em Conquista
7 suspeitos de vários crimes foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia.
A Justiça recebeu denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra 7 suspeitos de diversos crimes como associação criminosa, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção ativa e passiva.
Os acusados, identificados como Letícia Almeida das Neves, Frederico Pereira de Assunção, Marcos Nascimento dos Santos Filho, Paulo Roberto Santos, Alexsandro do Nascimento, Catiane Santos do Nascimento e Gilmar Pereira de Lima foram listados na 6ª denúncia da Operação “Fake Rent”, que foi recebida pela 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.
Um total de 21 investigados foram denunciados. A operação investigava a possibilidade de haver um esquema criminoso que estava em funcionamento há, pelo menos, 6 anos no Detran-BA.
O esquema supostamente consistia na admissão de pessoas para alugar veículos de grandes locadoras nacionais utilizando documentos falsos e contando com a ajuda de alguns despachantes. Os servidores do Detran informavam dados falsos e os carros eram transferidos pelos acusados para laranjas. A denúncia aponta que este expediente foi utilizado em diversas cidades do interior da Bahia, inclusive Vitória da Conquista.
Estima-se que o esquema movimentou aproximadamente 9,6 milhões de reais referentes a 104 veículos alugados de maneira fraudulenta.