Consulta a dinheiro esquecido começa nesta terça; veja como fazer
Agora também é possível consultar valores esquecidos por pessoas que já morreram, desde que o interessado seja herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
Os brasileiros vão poder consultar se têm dinheiro esquecido em instituições financeiras para resgate, a partir desta terça-feira (28), às 10h, na nova rodada de saque aberta pelo Banco Central, por meio do SVR (Sistema de Valores a Receber), pelo endereço https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Até 6 de março será permitido apenas fazer a consulta sobre os valores esquecidos, mas ainda não será possível acessar o sistema para resgatar o dinheiro.
No dia 7 de março, também às 10h, já estará liberada a solicitação de devolução do dinheiro. Cerca de R$ 6 bilhões estarão disponíveis para 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas.
O Sistema de Valores a Receber (SVR), permite consultar se o cidadão ou empresas possuem dinheiro esquecido em um banco, consórcio ou outra instituição financeira. Os valores ficam guardados até que o cidadão os solicite.
Agora também é possível consultar valores esquecidos por pessoas que já morreram, desde que o interessado seja herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
No ano passado, apesar da expectativa gerada pelo resgate de valores esquecidos, muitos brasileiros descobriram que tinham apenas centavos para recuperar.
Em 2022, o sistema disponibilizado pelo Banco Central chegou a sair do ar, dado o fluxo de acessos por todo o país. Este ano, o período de consulta foi antecipado, para evitar a sobrecarga.
Outra novidade é a criação de uma sala de espera virtual para facilitar o acesso ao sistema de consultas sem precisar agendar. Na primeira versão da ferramenta, os usuários só podiam fazer a consulta no dia e em horários definidos.
O BC lembra, ainda, que mesmo quem não tinha dinheiro esquecido na primeira etapa do SVR ou encontrou apenas centavos da última vez poderá ter dinheiro a resgatar neste novo lote.