Sesab rebate vereador Chico Estrella, considera fala como “equivocada” e cobra comprovações
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) criticou as falas do vereador e afirmou que as acusações feitas pelo edil deverão ser comprovadas à Procuradoria Geral do Estado, pelos meios legais.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em contato com a Redação do Jornal Conquista na tarde desta quinta-feira (9), emitiu uma nota em que rebate o vereador Chico Estrella (AGIR) por suas declarações feitas na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, durante a sessão ordinária da última quarta-feira (8). Na ocasião, Chico Estrella fez acusações de que a diretora-geral de contratos da SESAB teria propositalmente a antiga empresa prestadora dos serviços de aluguel e limpeza das roupas de cama para que uma outra assumisse um contrato emergencial em seu lugar.
A Sesab já esclareceu que a situação está regularizada e as cirurgias eletivas têm acontecido normalmente nas três unidades hospitalares estaduais em Vitória da Conquista.
Em seu direito de resposta, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia lamentou que o vereador Chico Estrella “não esteja bem-informado sobre o que acontece na saúde pública de Vitória da Conquista” e condenou o uso do tempo de Tribuna na Câmara de Vereadores “para atacar o Governo do Estado, bem como servidores públicos em circunstâncias obscuras e sem provas”.
A nota também esclarece que todos os contratos da Sesab são auditáveis pelos órgãos de fiscalização competentes e seguem os ritos legais, sendo analisados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) antes de sua assinatura.
Desta forma, a Sesab considerou a fala do vereador Chico Estrella como equivocada e destacou que a PGE “solicitará por meios legais, que o edil comprove as acusações feitas contra a administração pública estadual “durante seu discurso em plenário”.
A nota conclui-se afirmando que “ao invés de lançar ofensas contra a administração pública estadual, o edil deveria cumprir seu papel de acompanhar as ações do Executivo municipal”.
Confira abaixo e na íntegra a nota enviada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em seu direito de resposta:
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lamenta que o vereador Chico Estrela, não esteja bem-informado sobre o que acontece na saúde pública de Vitória da Conquista ou pior, use o tempo de Tribuna na Câmara de Vereadores para atacar o Governo do Estado, bem como servidores públicos em circunstâncias obscuras e sem provas. Diferente do que foi dito pelo edil, todos os contratos da Sesab são auditáveis pelos órgãos de fiscalização competentes e seguem os ritos legais, sendo analisados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) antes de sua assinatura.
Em virtude da sua fala equivocada na última terça-feira (7), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) solicitará pelos meios legais, que o edil comprove as acusações feitas contra a administração pública estadual durante seu discurso em plenário.
Nos últimos anos, Vitória da Conquista foi beneficiada com mais de R$ 90 milhões em investimentos feitos pelo Governo do Estado. Nesse período, foram entregues a Policlínica Regional, uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), reformas no HGVC, ambulâncias, tratores e viaturas, além de pavimentações asfálticas nos trechos de acesso ao Povoado do Iguá e ao Aeroporto de Vitória da Conquista, que foi inaugurado em 2019.Ao invés de lançar ofensas contra a administração pública estadual, o edil deveria cumprir seu papel de acompanhar as ações do Executivo municipal, fiscalizando a aplicação do recurso da saúde e questionar os motivos de que a terceira maior cidade da Bahia não possui uma UPA municipal, por exemplo.