Prefeitura de Vitória da Conquista reconhece Instituto Oxente Social como organização de utilidade pública
A organização atua no sertão nordestino promovendo transformação social, espiritual e cidadã.

Na última terça-feira (16), o prefeito em exercício, Aloisio Alan, sancionou a Lei nº 3.304/2025, que declara o Instituto Oxente Social (IOS) como organização de utilidade pública. A ação foi realizada no Gabinete da Chefia do Poder Executivo, em Vitória da Conquista.
O IOS é uma organização sem fins lucrativos formada por voluntários que atua no sertão nordestino promovendo transformação social, espiritual e cidadã. Com a nova legislação, a instituição poderá ampliar parcerias, captar recursos e formalizar convênios, fortalecendo sua capacidade de atuação em prol da comunidade.
Segundo Aloisio Alan, a lei representa um marco para o voluntariado local. “É uma alegria assinar essa lei porque se trata de um projeto que realmente contempla a comunidade carente. Toda a equipe está de parabéns. Estamos sempre estimulando para que o voluntariado cresça em nossa cidade, em nosso país”, destacou.
O Instituto Oxente Social foi fundado oficialmente em 2024, mas suas ações começaram em outubro de 2023, com a primeira edição do Pintando a Alegria no Sertão, em Aracatu, na Bahia, voltada à revitalização de residências. Desde então, o IOS se tornou referência, consolidando projetos que reúnem voluntários de diferentes regiões do país em comunidades vulneráveis.
Wal Cordeiro, responsável pelo Instituto, enfatizou a importância das parcerias na realização dos projetos sociais. “Nas seis edições que já realizamos do projeto ‘Pintando a Alegria no Sertão’, milhares de pessoas foram beneficiadas com pinturas de casas, lâmpadas de LED, estimulando a economia, e filtros de barro. A gente tem mobilizado voluntários do Brasil inteiro, provando que é possível, através do voluntariado, realizar qualquer projeto social”, afirmou.
O secretário municipal da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, e a secretária de Comunicação, Daniella Oliveira também estiveram presentes na reunião.