continua após a publicidade

Sefin realiza atualização de cadastro e georreferenciamento de imóveis em Vitória da Conquista

Cadastro atualizado auxilia Prefeitura a planejar ações, distribuir recursos e acompanhar atendimento da população por bairro.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 09/09/2025 - às 16:22
Foto: PMVC.

Desde o dia 6 de agosto, a Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) deu início a atualização cadastral e ao georreferenciamento de imóveis de Vitória da Conquista. O objetivo é garantir maior segurança jurídica aos contribuintes, otimizar o gerenciamento de riscos, aumentar a transparência da gestão pública e apoiar o planejamento de políticas municipais.

O projeto contempla duas áreas de atuação: revisão dos dados existentes e expansão do georreferenciamento, que ocorre em duas etapas. Na primeira etapa, um avião sobrevoa a cidade captando imagens aéreas. Posteriormente, um veículo equipado com GPS percorre as ruas coletando informações detalhadas.

Os dados capturados são sobrepostos e analisados para compor um cadastro completo, incluindo escolas, hospitais, postos de saúde, ruas asfaltadas, linhas de ônibus e outros elementos da infraestrutura urbana do município. Esses dados serão utilizados pelo Governo Municipal para aprimorar gestão de recursos, planejamento de ações e análise da cobertura e eficácia dos serviços públicos em cada bairro.

Segundo a inspetora geral de Rendas da Sefin, Maíra Andrade, o cadastro serve a múltiplas finalidades e auxilia a Prefeitura a tomar decisões mais assertivas. “Esse cadastro serve para tudo que o município precisar. A gente consegue, hoje, saber se a residência ‘x’ é atendida por escola, unidade básica de saúde, linhas de ônibus. As informações atualizadas ajudam a entender como de fato o município está hoje”, afirmou.

Em 2022, mais de 70 mil unidades foram georreferenciadas. Neste ano, a meta é atingir 100% da cidade, incluindo áreas de expansão urbana como o Aeroporto Glauber Rocha, Lagoa das Flores, Distrito Industrial e bairro Universidade.

A equipe de campo é formada por 10 técnicos, podendo chegar a 15, além de um coordenador local e um geral. Todos estão devidamente identificados com crachá, colete e boné. Caso o morador não seja encontrado, a equipe realiza até três tentativas de contato. Se não houver sucesso, um comunicado é deixado na residência com um QR Code que permite que o próprio proprietário atualize os dados de forma online.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!