Prefeitura remove ocupação irregular no Parque Municipal da Serra do Periperi, em Vitória da Conquista
Área afetada tinha cerca de sete hectares; relatório será encaminhado ao Ministério Público para apuração de crime ambiental.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou a remoção de uma ocupação irregular no Parque Municipal da Serra do Periperi. O processo foi iniciado no dia 5 de agosto e concluído na última quarta-feira (13), após monitoramento e constatação de desmatamento no local.
O Parque Municipal da Serra do Periperi é uma Unidade de Conservação de Mata Atlântica protegida por lei com cerca de 1.300 hectares e 15 km de extensão, onde se localiza a Reserva do Poço Escuro. De acordo com a Semma, a área afetada tinha cerca de sete hectares e os indícios apontam que a permanência dos ocupantes foi inferior a 30 dias.
Ana Cláudia Passos, secretária de Meio Ambiente, explicou que a ação só foi percebida depois de um certo período porque o desmatamento era feito por meio da técnica conhecida como “cortina” ou “cortinamento vegetal”, que mantém uma faixa da mata intacta para esconder atividades ilegais no interior da área. “É uma invasão que estava sendo feita dentro da mata, então quem passa de fora não vê, que já é uma estratégia de quem faz esse tipo de ação criminosa”, disse.
As equipes também realizaram uma limpeza no local e retiraram estacas de eucalipto, que serão preparadas para o replantio, contribuindo para a recuperação dos danos. Criado pelo decreto nº 9.480/99, o parque tem o objetivo de preservar a flora e fauna nativas, além de proteger contra desmatamento, mineração irregular e ocupações desordenadas.
Diante da situação, a Semma vai elaborar um relatório detalhado e enviá-lo ao Ministério Público para abertura de procedimento de apuração de crime ambiental. A população também pode denunciar ocupações ilegais em áreas de proteção pelos telefones (77) 3429-7902 e 153 (Guarda Municipal).