Prefeitura amplia visitas domiciliares para cadastramento de famílias unipessoais em Vitória da Conquista
Equipes ampliam número de visitas e atuam em horários estendidos, incluindo fins de semana.

Com a obrigatoriedade de visita domiciliar para inclusão de famílias unipessoais, aquelas formadas por uma única pessoa, no Cadastro Único (CadÚnico), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) tem ampliado os atendimentos em Vitória da Conquista. Até o momento, quase 2 mil residências já foram visitadas.
Determinada pelo Governo Federal, a nova regra, prevista na Lei nº 15.077/2024, exige que indivíduos que vivem sozinhos passem pela visita de uma equipe técnica da assistência social para concluir ou atualizar sua inscrição no sistema. A única exceção são famílias indígenas, quilombolas ou em situação de rua.
A Semdes reforçou a atuação da Coordenação de Renda de Cidadania (CRC), responsável pela gestão do CadÚnico no município. Atualmente, três equipes realizam visitas durante a semana e, aos sábados, seis equipes atuam das 8h às 14h para atender a demanda do município.
Entretanto, a ausência dos moradores no momento da visita e endereços desatualizados continuam sendo desafios. Nessas situações, as equipes retornam ao local até três vezes, incluindo fins de semana e horários alternativos, para garantir o atendimento.
“A Semdes tem trabalhado com responsabilidade para atender todas as famílias que precisam do serviço. Mesmo diante dos desafios logísticos, principalmente com as famílias que mudaram de endereço, temos feito todo o possível para garantir que ninguém fique sem atendimento. Sabemos da importância desses benefícios e estamos trabalhando para manter o trabalho cada vez mais eficiente”, afirmou Magno Aguiar, gerente do Cadastro Único e Bolsa Família.
As famílias unipessoais interessadas em se cadastrar ou atualizar os dados devem procurar um dos postos da Semdes para solicitar a visita domiciliar, que pode ocorrer em até 60 dias. Para evitar bloqueios ou cancelamentos de benefícios, a recomendação é fazer a solicitação com, no mínimo, dois meses de antecedência da data limite para atualização.
A prioridade de atendimento é dada às famílias que já recebem Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada, além de pessoas acamadas.