Campanha busca ampliar identificação de pessoas desaparecidas com coleta de DNA de familiares na Bahia
Coletas serão realizadas até sexta-feira (8); Vitória da Conquista e outras 32 cidades baianas participam da campanha.

Familiares de pessoas desaparecidas podem participar da Campanha Nacional de Busca por Pessoas Desaparecidas, por meio da coleta de DNA em unidades do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia. A ação acontece até sexta-feira (8) em Vitória da Conquista e outras 32 cidades do estado.
A iniciativa busca ampliar o Banco de Perfis Genéticos por meio da inclusão de material biológico de familiares. Com a coleta, é possível realizar o cruzamento de dados com amostras de corpos não identificados, ossadas ou pessoas internadas sem documentos ou memória.
Durante a campanha, os familiares podem registrar boletim de ocorrência, responder a uma entrevista e realizar a coleta de DNA no mesmo local. Coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), a ação conta com a participação do DTP da Bahia, por meio das coordenações de Genética e Antropologia Forense.
Segundo Alessandro dos Santos Carvalho, administrador do Banco de Perfis Genéticos na Bahia, a campanha é uma oportunidade para incluir amostras de familiares que já procuraram a polícia, mas ainda não haviam passado pela coleta de DNA. “Com essa mobilização nacional poderemos resgatar situações de familiares que já procuraram a polícia, fizeram boletim de ocorrência, mas não tiveram seu material genético coletado”, disse.
Atualmente, a Bahia conta com 720 amostras genéticas cadastradas, entre familiares e pessoas desaparecidas, e já registrou 12 confirmações de identidade. Para o diretor-geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva, ampliar esse número é essencial. “Quanto mais perfis no sistema, maior a chance de identificação”, afirmou.
Um dos diferenciais do banco genético é o cruzamento nacional de dados. Isso significa que, se alguém for encontrado na Bahia e os familiares estiverem em outro estado, ainda assim é possível confirmar o parentesco.
A Coordenação Regional de Polícia Técnica de Vitória da Conquista está localizada na Av. Brumado, nº 1.500, no Bairro Alvorada. Para mais informações ou para tirar dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone (77) 3421-0142 ou pelo e-mail [email protected].
Confira a lista completa das cidades baianas que estão participando da Campanha Nacional de Busca por Pessoas Desaparecidas:
- Feira de Santana
- Alagoinhas
- Santo Antônio de Jesus
- Santo Amaro
- Serrinha
- Irecê
- Jacobina
- Itaberaba
- Camaçari
- Itabuna
- Ilhéus
- Valença
- Porto Seguro
- Teixeira de Freitas
- Barreiras
- Santa Maria da Vitória
- Luís Eduardo Magalhães
- Bom Jesus da Lapa
- Juazeiro
- Euclides da Cunha
- Senhor do Bonfim
- Paulo Afonso
- Jequié
- Itapetinga
- Guanambi
- Brumado
- Vitória da Conquista
- Ilha de Vera Cruz
- Seabra
- Eunápolis
- Itamaraju
- Barra