continua após a publicidade

Família acusa Hospital Geral de Vitória da Conquista de negligência médica

Segundo familiares, hospital se recusou a realizar nova cirurgia e negou dois pedidos judiciais de transferência para unidade com maior suporte

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 28/07/2025 - às 16:28
Foto: Bahia Meio Dia | TV Sudoeste

Um suposto caso de negligência médica tem sido notícia em Vitória da Conquista. Um homem de 35 anos, está em estado vegetativo e dependente de cuidados após complicações no tratamento de hidrocefalia, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). A família denuncia possível negligência médica. O caso foi exibido pelo Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, no último sábado (27).

👉 Natural do munícipio de Caetanos, o paciente foi diagnosticado com hidrocefalia obstrutiva no ano passado e passou por cirurgia para implantação de uma válvula de drenagem no cérebro. Ele voltou a ser internado no HGVC após um novo procedimento, de acordo com a família.

Segundo a irmã, o agravamento teria ocorrido após nova intervenção, realizada em 20 de maio de 2025, quando a válvula foi retirada. Ele passou a apresentar rigidez muscular, perdeu a capacidade de se comunicar e tornou-se completamente dependente de assistência contínua.

👉 Diante da gravidade da situação, a família buscou uma segunda opinião médica. Consultas foram realizadas em Vitória da Conquista e, também, por telemedicina com um especialista de São Paulo.

Ambos recomendaram a realização de nova cirurgia, considerada necessária para a condição de Reinaldo. Segundo os familiares, o HGVC teria se recusado a realizar o procedimento, alegando que não há indicação médica no momento.

A família afirma ainda que entrou com dois pedidos judiciais solicitando a transferência de Reinaldo para uma unidade hospitalar com maior suporte, mas nenhuma das tentativas foi aceita.

👉 Em resposta, a direção do HGVC informou que realizou uma reunião com a Central de Regulação e com o Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, e que, até o momento, não há recomendação a realização de uma nova cirurgia.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!