continua após a publicidade

Bahia oferece 12 mil vagas em programas de CNH para jovens e famílias em vulnerabilidade

Detran-BA inicia primeira etapa de habilitação gratuita; 70% dos selecionados são mulheres.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 25/07/2025 - às 17:35
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN.

O Governo do Estado da Bahia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), divulgou as listas dos candidatos selecionados para os programas CNH da Gente e CNH na Escola. As listas estão disponíveis para consulta no portal oficial do governo (clique aqui). Além disso, os contemplados recebem notificações via WhatsApp, aplicativo usado no momento da inscrição.

O total de vagas oferecidas soma 12 mil, divididas entre diferentes grupos: duas mil vagas para estudantes do ensino médio da rede pública estadual; cinco mil vagas para estudantes maiores de 18 anos inscritos no programa Bolsa Presença; mil vagas para jovens assistidos pelo programa Bahia pela Paz; 50 vagas para famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus; e 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.

Na última segunda-feira (21), o Detran-BA apresentou os critérios técnicos de seleção dos beneficiários ao Ministério Público da Bahia (MPBA), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Auditoria Geral do Estado (AGE). O objetivo foi reforçar o compromisso com a transparência e a correta aplicação das políticas públicas.

Essa é a primeira etapa do programa, que prevê a oferta de mais vagas no futuro. Um dado relevante apontado pelas equipes do governo é que 70% dos selecionados são mulheres.

O programa conta com a participação do Detran-BA e das secretarias da Educação (SEC), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

O início do processo de habilitação para as categorias A (moto) e B (carro) está marcado para 31 de julho. Entre essa data e 29 de agosto, os selecionados devem procurar presencialmente o posto do Detran-BA ou o SAC mais próximo da residência, levando documento oficial com foto (no caso da Carteira de Identidade digital, é recomendada uma cópia), CPF e comprovante de residência recente, referente aos últimos 90 dias.

Para os participantes do CNH na Escola, o procedimento é diferente: devem buscar a coordenação da unidade escolar no mesmo período para informações sobre as aulas extracurriculares, que acontecerão dentro da própria escola.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!