Vitória da Conquista amplia proteção contra meningite com nova vacina para bebês
Mudança entra em vigor nesta terça-feira (1º); confira novo calendário de vacinação.

A partir desta terça-feira (1º), entra em vigor um novo esquema de vacinação contra meningite em Vitória da Conquista. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Imunização, ao completarem 12 meses de idade, as crianças receberão um novo reforço contra meningite com a vacina meningocócica ACWY (MenACWY). Esse reforço era anteriormente feito com a vacina meningocócica C (MenC).
A ação pretende ampliar a proteção da população e segue critérios nacionais alinhados ao plano universal da OMS (Organização Mundial da Saúde) para enfrentar a meningite bacteriana. A mudança tem como objetivo fortalecer a imunização contra os sorogrupos de meningococo mais comuns — A, C, W e Y —, causadores da doença.
A vacina ACWY já era recomendada para adolescentes entre 11 e 14 anos, sendo aplicada em dose única.
Com essa substituição, o novo calendário de vacinação ficará da seguinte forma: aos 3 meses, será aplicada a 1ª dose da vacina meningocócica C (conjugada); aos 5 meses, a 2ª dose da mesma vacina; e aos 12 meses, a dose de reforço será com a vacina meningocócica ACWY (conjugada).
A vacina será oferecida em todas as 43 salas de vacinação da Rede Municipal de Saúde, tanto na zona urbana quanto rural, a partir desta terça-feira (1º).
O atual planejamento de vacinação foi divulgado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil em nota técnica publicada em 24 de junho de 2025.