Vitória da Conquista registra queda de 50% nos crimes violentos em 2025, aponta Polícia Militar
Redução de homicídios em Vitória da Conquista chega a 72% no mês de abril; PM atribui resultado a ações coordenadas de combate e prevenção.
O município de Vitória da Conquista apresentou uma redução significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos primeiros quatro meses de 2025. Os dados foram divulgados pelo Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-SO) da Polícia Militar da Bahia.
De acordo com o levantamento, entre 1º de janeiro e 29 de abril de 2025, foram registrados 11 homicídios, contra 22 casos no mesmo período de 2024 — uma queda de 50% nos índices de violência letal.
Em 2025, o mês de abril apresentou uma redução de 72% nos crimes violentos letais intencionais. Em abril de 2024 foram contabilizados 7 casos, enquanto neste ano o número caiu para apenas 2 ocorrências.
A Polícia Militar atribui essa redução a um conjunto de ações coordenadas, que envolvem reforço no policiamento ostensivo, ações preventivas, operações de combate ao crime organizado e o uso de inteligência policial.
Segundo o comandante do CPR-SO, Coronel PM Paulo Guimarães, o resultado positivo é fruto da dedicação dos policiais militares e da colaboração da comunidade. “A redução nos índices de violência é reflexo de uma Polícia Militar cada vez mais presente, preparada e próxima do cidadão. Seguiremos firmes na missão de proteger vidas e promover a paz social”, afirmou.
Vitória da Conquista é terceira maior cidade da Bahia e se destaca como o município com menor número de homicídios entre cidades baianas com mais de 100 mil habitantes.