Câmara de Vereadores prepara implantação de sistema de Ouvidoria em Vitória da Conquista
Em parceria com a Ouvidoria Geral do Município, Legislativo busca fortalecer canais oficiais de escuta da sociedade e garantir mais transparência e acesso à informação.
Com foco em ampliar o diálogo e a transparência com a população, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista deve lançar, em breve, seu novo sistema de ouvidoria. A ação integra as medidas da Mesa Diretora para fortalecer os canais institucionais de acesso à informação e assegurar o direito à participação cidadã.
Na última quarta-feira (9), o presidente Ivan Cordeiro se reuniu com os integrantes da Ouvidoria Geral do Município. Participaram do encontro a ouvidora geral Thaisy Gusmão, o ouvidor da Saúde Juliano Paim, a ouvidora da Guarda Municipal Tônia Mônaco, a gestora da qualidade Aline Maciel e a assessora Débora Taita.
Também estiveram presentes o coordenador da Ouvidoria da Câmara, Addison Bastos, a assessora técnica Cheila Costa Novaes Ferreira e o diretor de Comunicação, Fábio Sena. Na ocasião, foram discutidos o funcionamento do sistema e uma possível parceria entre os dois poderes para otimizar o contato com os cidadãos.
“Sabemos que é um processo que deve ser feito sem pressa, com toda responsabilidade que exige, por isso estamos buscando construir relações institucionais que nos assegurem um funcionamento à altura das expectativas da população. Foi uma reunião bastante produtiva e pudemos verificar, sobretudo, a importância do empenho de cada servidor”, destacou o presidente Ivan Cordeiro.
De acordo com o presidente, já foi reservado um espaço no prédio histórico da Câmara para sediar a Ouvidoria e que o Poder Legislativo vai aderir à Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, do Governo Federal, o Fala.BR.
A ouvidora geral do município, Thaisy Gusmão, destacou a importância da cooperação entre os poderes. “Nessa relação de cooperação, vamos poder dialogar sobre dois canais oficiais, seguros, éticos, de relação com o cidadão, aquele que usa o serviço público e que depende desses serviços, e terão acesso a dois canais que se comunicam. Assim poderemos ter troca de experiência e dialogar sobre soluções. Eu penso que esta relação vai ajudar a construir a cidade que a gente quer“, reforçou ela.
A Ouvidoria Geral do Município conta com diversos canais para o registro de denúncias, sugestões, elogios ou pedidos de informação. O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua João Pessoa, nº 480, no Centro. Os cidadãos também pode acessar os canais on-line para registrar suas manifestações.