continua após a publicidade
Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 20/02/2025 - às 14:11

A Polícia Federal abriu, no ano passado, a chance de ingressar na carreira policial com a oferta de mil vagas para cargos como delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista. O concurso visa reforçar a atuação da corporação em áreas fundamentais, como o combate ao crime organizado e a segurança das fronteiras.

edital do concurso será publicado até 14 de abril de 2025, e o processo seletivo contará com diversas etapas: provas objetivas e discursivas, além de avaliação médica, psicológica e física, e provas específicas para os cargos de delegado e escrivão. A seleção é desenhada para garantir que os candidatos atendam aos altos padrões exigidos pela Polícia Federal.

As vagas serão distribuídas conforme a necessidade da corporação, com:

  • 120 para delegado
  • 69 para perito criminal
  • 630 para agente
  • 160 para escrivão
  • 21 para papiloscopista

A corporação tem como objetivo fortalecer suas operações, aprimorar suas ações em todo o país e garantir a segurança pública de maneira mais eficiente.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou a importância desse concurso para enfrentar as ameaças ao país, como o crime organizado e crimes ambientais. A nomeação dos aprovados está prevista para o final de 2025, mas outra seleção já está planejada para dezembro, com 192 vagas adicionais.

Para se preparar para o concurso, os candidatos devem organizar um cronograma de estudos, focando em disciplinas específicas, prática de redação e treinamento físico, essencial para a prova de aptidão. Com foco e dedicação, é possível alcançar o objetivo de integrar a Polícia Federal e contribuir para a segurança do Brasil.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!