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Prefeita de Vitória da Conquista analisa alta de fatalidades no trânsito e aponta desafios da mobilidade urbana

Segundo a Prefeitura, apesar da redução no número total de ocorrências, a gravidade dos casos se intensificou em 2025.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 15/12/2025 - às 18:19
Foto: PMVC.

Em 2025, Vitória da Conquista passou a conviver com uma sequência de acidentes graves, envolvendo principalmente motociclistas, além de atropelamentos e colisões de grande impacto, o que trouxe a segurança no trânsito para o centro das discussões na cidade.

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) apontam que, nos quatro primeiros meses deste ano, os acidentes com motocicletas cresceram 17,25% no município, na comparação com o mesmo período de 2024.

Em entrevista ao blogueiro Antonio Sena, a prefeita Sheila Lemos (UB) explicou que, apesar de os registros gerais de acidentes não terem aumentado de forma significativa, a gravidade dos casos se intensificou em 2025. Segundo a gestora, o que chama atenção é o número maior de vítimas fatais.

De acordo com a prefeita, após a análise dos dados oficiais, a gestão municipal identificou que as motocicletas são um fator determinante. Isso porque, diferentemente dos carros, os motociclistas estão mais expostos e vulneráveis a lesões graves em colisões, mesmo em situações consideradas comuns. A ausência de uma estrutura de proteção amplia as chances de óbitos e ferimentos graves.

Outro ponto destacado foi o crescimento do uso de motocicletas para transporte por aplicativo, modalidade que passou a operar no município por decisão judicial. “A gente traz também a questão do moto Uber, que o município foi contra, inclusive nós barramos a entrada através do Uber, do 99, e aí os aplicativos conseguiram uma liminar e se colocou a revelia do município, e a gente não conseguiu travar”, disse.

A prefeita também associou o cenário atual a comportamentos imprudentes no trânsito, como excesso de velocidade, circulação irregular entre os veículos e desrespeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro. Ela ressaltou que, embora nem todos os condutores ajam dessa forma, essas práticas acabam elevando o número de acidentes graves.

Além disso, Sheila Lemos reconheceu que a retirada gradual de radares eletrônicos, após a implantação da Muralha Digital, acabou deixando algumas avenidas sem fiscalização direta de velocidade. Segundo ela, como os índices de excesso de velocidade haviam diminuído, a gestão optou pela retirada de parte dos equipamentos, decisão que agora está sendo reavaliada diante do aumento das fatalidades.

Como resposta ao problema, a gestora afirmou que o município pretende avançar na regulamentação do transporte por motocicletas, além de lançar campanhas educativas voltadas a todos os usuários do trânsito, incluindo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

“Precisamos melhorar a infraestrutura viária da cidade, é por isso que a gente está sempre procurando fazer recapeamento, melhorar a estrutura viária da cidade, melhorar a sinalização da cidade, educar as pessoas, regulamentar esse transporte alternativo, fazer com que o transporte público seja atrativo, evitando esse transporte individual”, disse.

Segundo a prefeita, a mobilidade urbana e a segurança no trânsito estão entre os principais desafios da administração municipal para 2026. “São esses dois aspectos que nós vamos ter dificuldade em 2026, mas não temos medo das dificuldades. Nós vamos sentar, vamos dialogar e vamos conseguir soluções”, concluiu.

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