Secretaria de Meio Ambiente representa Vitória da Conquista na COP 30, em Belém
Participação busca acompanhar discussões climáticas, trocar experiências e ampliar a captação de recursos para projetos ambientais.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está representando o município de Vitória da Conquista na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém, no Pará.
A participação tem como objetivo acompanhar discussões sobre políticas climáticas, trocar experiências com outras regiões e ampliar possibilidades de captação de recursos para projetos ambientais.
Entre os destaques da agenda, a secretária acompanhou a palestra sobre o programa Adapta Cidades, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente voltada ao fortalecimento da resiliência climática nos municípios brasileiros.
A cidade foi selecionada como um dos dez municípios da Bahia a integrar o projeto. A apresentação foi conduzida pela conquistense Inamara Melo, diretora de Políticas para a Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima da Secretaria Nacional de Mudança do Clima.
O programa também prevê treinamento de uma equipe local e participação ativa na elaboração do plano municipal de adaptação à mudança climática, além de apoiar a busca de recursos para investimentos em projetos com foco no meio ambiente.
Para a secretária de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, Ana Cláudia Passos, o evento é capaz de colocar o município em um palco mundial, permitindo mostrar projetos locais já desenvolvidos e aprender com práticas de outras regiões.
“Tive a oportunidade de encontrar diversas autoridades ambientais, incluindo representantes do Ministério do Meio Ambiente e de outros países. O momento propicia a troca de informações e experiências. Desejamos levar para Vitória da Conquista ideias inovadoras e projetos bem-sucedidos em outros municípios”, disse.
A agenda também incluiu discussões sobre arborização urbana. A secretária assistiu à apresentação do programa de plantio de árvores realizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Belém e observou que a estrutura é semelhante ao projeto Conquista Mais Verde, já existente no município.