Câmara de Vitória da Conquista investe em TV digital para fortalecer comunicação e transparência
Projeto integra a Rede Legislativa de Comunicação e está em fase final de formalização.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista prepara o lançamento da TV Câmara, sua própria emissora de televisão, com o objetivo de aproximar o legislativo da população e reforçar a transparência. O anúncio foi feito durante o 1º Encontro de Comunicação Legislativa pelo diretor financeiro da Fundação Paulo Jackson, Almir Pereira, que também coordena a TV e Rádio ALBA.
A TV funcionará pelo canal virtual 7 e fará parte da Rede Legislativa de Comunicação, que inclui TV ALBA, TV Câmara Federal e TV Senado. Com isso, a população conquistense terá acesso gratuito a transmissões de sessões, audiências e conteúdos locais em alta qualidade.
Fábio Sena, diretor de comunicação da Câmara, reforçou que a emissora terá caráter democrático, garantindo que a população tenha acesso direto às informações sobre o trabalho do Legislativo. Para o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, a iniciativa deve estreitar o diálogo entre a população e o poder público, além de contribuir para a fiscalização e transparência das ações da Casa.
O projeto é realizado pelo Programa Brasil Digital, do Governo Federal, em parceria com o Ministério das Comunicações, e representa um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão. A implantação da TV Câmara está em fase final de formalização e envolve a construção e instalação de infraestrutura, aquisição de transmissores, formalização de acordos de cooperação e licenciamento junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), contando ainda com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA).