continua após a publicidade

Com apoio da Ambev, Instituto Bemmaker fortalece inclusão produtiva em Vitória da Conquista

Organização social já inseriu mais de 300 jovens no mercado de trabalho e projeta 730 novos atendimentos para 2025.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 29/10/2025 - às 16:33
Foto: Divulgação Instituto Bemmaker.

O Instituto Bemmaker, organização social que atua em Vitória da Conquista desde 2019, alcançou um marco histórico em 2024: mais de 300 jovens da cidade foram inseridos no mercado de trabalho por meio de programas de estágio, jovem aprendiz e capacitação profissional.

Segundo o último relatório da instituição, 54% dos jovens atendidos ingressaram em faculdades, 70% passaram a contribuir para a renda familiar e 34% iniciaram uma reserva financeira. O perfil dos beneficiados reforça o foco na redução das desigualdades locais: 71% se declaram pretos, pardos ou povos originários, 92% estudam em escolas públicas e 90% pertencem a famílias com renda de até dois salários mínimos.

O impacto do instituto foi potencializado pela parceria com a Ambev, por meio do programa de voluntariado VOA, que oferece mentorias e trilhas de conhecimento para fortalecer iniciativas de empregabilidade e inclusão produtiva.

Nos últimos sete anos, o programa beneficiou mais de 10 milhões de pessoas, oferecendo 30 mil horas de mentorias voluntárias a mais de 500 organizações em todo o Brasil.

“A partir das mentorias e trilhas de conhecimento, conseguimos estruturar o nosso trabalho e estabelecer um guia claro de onde estávamos e onde queríamos chegar, e com um plano de ação pronto para ser executado, o que nos possibilitou ampliar o nosso impacto social no sertão da Bahia”, destacou Aline Mendes, diretora da Bemmaker.

De acordo com a gerente de Relações Corporativas da Ambev, Thayná Nascimento, a empresa vê na parceria um compromisso com a diversidade e inclusão social. “Os resultados na Bahia comprovam o poder da capacitação ofertada. Seguiremos alavancando iniciativas como esta, com as ferramentas de gestão do VOA, para construir um futuro mais equitativo”, disse.

Em 2025, o Bemmaker projeta cerca de 730 novos atendimentos, incluindo programas sociais, acesso à leitura e inserção profissional. Nos próximos cinco anos, a expectativa é beneficiar mais de três mil jovens da cidade e região, alinhando as ações à Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!