Vitória da Conquista terá empreendimento exclusivo para pessoas acima de 50 anos
Projeto pioneiro na Bahia busca oferecer qualidade de vida e segurança ao público idoso e reforça a força do setor de construção civil na cidade.
Empreendedores da construção civil de Vitória da Conquista apresentaram à Prefeitura, na manhã de terça-feira (7), um novo empreendimento imobiliário destinado a pessoas com mais de 50 anos. O conceito, inédito na Bahia, acompanha o envelhecimento acelerado da população brasileira, que quase dobrou de tamanho entre 2000 e 2023, segundo o IBGE.
O engenheiro Rafael Schittini, um dos idealizadores, afirmou que o projeto atende a uma demanda do mercado local, trazendo segurança e bem-estar para essa fase da vida. O arquiteto Maurício Munõz acrescentou que a estrutura do empreendimento promove independência e reúne moradores com objetivos de vida semelhantes.
A prefeita Sheila Lemos, que acompanhou a visita junto aos secretários Ivanildo da Silva (Casa Civil) e Jackson Yoshiura (Infraestrutura Urbana), destacou que o projeto segue tendências de grandes centros urbanos, como Rio e São Paulo, e tem potencial para se tornar uma referência em Conquista.
Vitória da Conquista vem se destacando na região Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais, com crescimento populacional de 6,9% desde o Censo de 2022 e saldo positivo de 3.068 empregos formais apenas nos primeiros oito meses de 2025, especialmente nos setores de comércio, serviços e construção civil, responsável por 27,3% do crescimento do emprego formal no último ano.
O novo empreendimento se soma a iniciativas que visam fortalecer o desenvolvimento urbano, atrair investimentos e oferecer melhor qualidade de vida aos moradores, consolidando Vitória da Conquista como um dos melhores lugares para viver na Bahia.