continua após a publicidade
Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 29/08/2025 - às 17:14
Foto: Divulgação.

Profissionais que atuam no setor de limpeza e conservação denunciam uma série de irregularidades trabalhistas cometidas pela empresa Positiva Empreendimentos e Serviços Eireli, responsável pela prestação de serviços na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e na Secretaria Municipal da Fazenda.

Na UESB, funcionários relatam que a empresa está há oito meses sem realizar o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, não houve aplicação do reajuste salarial previsto para 2025 e o pagamento retroativo dos meses de janeiro a agosto deste ano não foi efetuado.

Ana Angélica Rabello, coordenadora-geral do SindilimpBA, relata outras falhas graves. “O plano de saúde permanece suspenso, as férias de alguns trabalhadores não foram pagas desde o retorno em 22 de agosto, o vale-alimentação de julho e agosto está em débito, o vale-transporte de agosto não foi pago e o salário do mesmo mês está sendo repassado diretamente pela UESB”, afirmou.

No Hospital Geral de Vitória da Conquista, o cenário não é diferente. De acordo com SindilimpBA, a empresa está há quatro anos sem realizar o recolhimento do FGTS, além da ausência do reajuste salarial de 2025, retroativos em aberto desde janeiro, plano de saúde suspenso e férias pagas com atraso.

“Ainda há problemas com o FGTS de funcionários desligados e o vale-alimentação está sendo pago de forma fatiada, prejudicando os trabalhadores”, concluiu Ana Angélica Rabello.

As irregularidades também são encontradas no contrato referente a Secretaria Municipal da Fazenda. Segundo relatos, os funcionários estão há 11 meses sem o recolhimento do FGTS, sem aplicação do reajuste salarial de 2025 e com ausência de pagamento do retroativo referente aos primeiros oito meses do ano. O plano de saúde e o odontológico seguem suspensos, e o vale-alimentação de agosto também vem sendo pago de maneira fragmentada.

O SindilimpBA tem acompanhado de perto a situação e intensificado as cobranças para que as pendências sejam solucionadas com urgência. A empresa Positiva Empreendimentos e Serviços Eireli foi procurada para comentar sobre as denúncias, mas não se pronunciou até o momento.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!