Três mulheres são vítimas de homicídio em Ilhéus; crime gera protestos por justiça
Corpos foram localizados em área de vegetação próxima à Praia dos Milionários; professora conquistense está entre as vítimas.

No último sábado (16), três mulheres foram encontradas mortas em uma área de vegetação na orla de Ilhéus, no sul da Bahia. As vítimas foram identificadas como Alexsandra Oliveira Suzart, 45 anos, natural de Vitória da Conquista, Maria Helena do Nascimento Bastos, 41 anos, e a filha dela, Mariana Bastos da Silva, de 20 anos.
Segundo a Polícia Militar, o grupo havia saído de casa no fim da tarde de sexta-feira (15) para passear com um cachorro na Praia dos Milionários, uma das mais conhecidas do município. Diante da demora no retorno, familiares iniciaram as buscas e acionaram a delegacia de Ilhéus.
Os corpos foram encontrados no sábado (16) a aproximadamente 3 km do local em que as vítimas aparecem nas imagens de câmeras de segurança. O animal foi localizado vivo, preso a um coqueiro, ao lado dos corpos. As vítimas apresentavam ferimentos causados por arma branca.
A Polícia Civil está analisando imagens de câmeras de segurança de cerca de 15 estabelecimentos presentes na área, e investiga a autoria e a motivação do crime. Nenhum suspeito foi preso até o momento.
Uma das vítimas, identificada como Alexsandra Suzart, atuou como professora da rede municipal de Vitória da Conquista e era filha do sargento da reserva da Polícia Militar Valmir Oliveira Suzart. Atualmente, Alexsandra Suzart e Maria Helena Bastos trabalhavam como professoras da rede municipal de Ilhéus.
O caso provocou manifestações de pesar por parte de entidades e órgãos públicos. Em nota, o sindicato dos professores de Ilhéus, APPI-APLB, decretou três dias de luto e solicitou rapidez nas investigações. A Prefeitura de Ilhéus também se solidarizou com familiares e amigos.
Em Ilhéus, dezenas de mulheres vestidas de branco percorreram a BA-001, próximo à praia onde as vítimas foram encontradas, segurando cartazes com mensagens como “Parem de nos matar”, “Calaram três de nós” e “Justiça”. A manifestação aconteceu no domingo (17) e transcorreu de forma pacífica, acompanhada pela presença de policiais militares.
O corpo de Alexsandra Suzart foi velado em Ilhéus e sepultado em Vitória da Conquista. Já os corpos de Maria Helena e Mariana foram velados no município de Aurelino Leal, onde foram sepultados no último domingo (17).