Remoção de cabos irregulares em Vitória da Conquista cresce 250% no primeiro semestre de 2025
Operações da Neoenergia Coelba retiraram cerca de 59 toneladas de cabos e quase três mil caixas de internet instaladas irregularmente.

No primeiro semestre de 2025, a Neoenergia Coelba removeu cerca de 59 toneladas de cabos de telecomunicações e quase três mil caixas de internet instaladas de forma irregular em Vitória da Conquista. O volume representa um aumento de 250% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além de reduzir a poluição visual, aumentar a segurança e garantir o uso adequado da rede elétrica, as operações também têm o objetivo de incentivar a regularização das empresas de telecomunicação.
Raissa Andrade, gerente de relacionamento com clientes da Coelba, reforça a importância dessas ações. “As ações de ordenamento da rede compartilhada entre a Neoenergia Coelba e as empresas de telefonia são fundamentais para a segurança da população. As empresas precisam apresentar projetos para usar nossos postes, estar regulares junto às agências reguladoras e, acima de tudo, priorizar a segurança”, disse.
Para evitar a retirada de cabos e interrupções no fornecimento de internet, a Neoenergia Coelba disponibilizou um canal direto para atendimento através do e-mail: [email protected]. Por lá, os provedores podem esclarecer dúvidas e receber orientações.
O principal motivo dos emaranhados de fios é a atuação de provedores irregulares, conhecidos como “gatonet”. Esses cabos e equipamentos não seguem os critérios técnicos de segurança, podendo causar acidentes graves e interrupções no fornecimento de energia. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes aumenta o risco de incêndios devido ao uso inadequado de cabos energizados.
A Neoenergia Coelba recomenda que a população contrate apenas empresas que possuam contrato formal para o compartilhamento de postes, garantindo que o processo técnico foi aprovado e atende aos critérios de segurança. A empresa também disponibilizou uma lista com provedores autorizados (clique aqui para conferir).