continua após a publicidade

Prefeitura de Vitória da Conquista e SENAI Bahia oferecem cursos profissionalizantes para pessoas em privação de liberdade

A iniciativa beneficia alunos da modalidade EJA no Conjunto Penal, oferecendo qualificação profissional e oportunidades de reinserção no mercado de trabalho.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 13/08/2025 - às 16:32
Foto: SENAI.

Desde o início de agosto, cerca de 20 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Conjunto Penal de Vitória da Conquista participam do curso profissionalizante de Assentador de Revestimento Cerâmico, oferecido pelo SENAI Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal.

A iniciativa tem como objetivo qualificar pessoas privadas de liberdade, aumentando suas chances de reinserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Ainda em agosto, está previsto o início de um curso de Pintura Predial, com 20 vagas, destinado a outros alunos da EJA.

O diretor regional do SENAI Bahia, Evandro Mazo, destaca a importância da qualificação profissional para este grupo, especialmente aqueles em transição para regimes semiabertos. “A qualificação profissional é essencial para aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. Essa ação reafirma a crença de que a educação é o caminho para a transformação social, possibilitando novos recomeços e fortalecendo a reintegração de pessoas privadas de liberdade à sociedade“, afirmou.

Atualmente, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista abriga cerca de 700 detentos. A cidade se torna pioneira na Bahia ao oferecer cursos profissionalizantes específicos para alunos da EJA no sistema prisional. O SENAI também mantém projetos em andamento em outras unidades prisionais do estado.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!