continua após a publicidade

Governo da Bahia e FIEB articulam ações para reduzir impacto do tarifaço americano no estado

Estimativa aponta perda de R$ 1,3 bilhão no PIB baiano e risco para mais de 200 mil empregos.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 11/08/2025 - às 15:54
Foto: Reprodução/TV Bahia.

O Governo da Bahia e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) participaram, em Brasília, de reunião com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para discutir medidas contra os efeitos do chamado “tarifaço” aplicado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Entre as propostas apresentadas estão a retirada de produtos baianos da lista de sobretaxação, a redução de alíquotas e apoio financeiro emergencial às empresas afetadas. O objetivo é manter a competitividade da indústria e proteger empregos em setores estratégicos como petroquímica, celulose, cacau, mineração, metalurgia e agricultura familiar.

De acordo com o Observatório da Indústria da FIEB, as tarifas podem resultar em queda de 0,27% no PIB do estado, o que representa cerca de R$ 1,3 bilhão, atingindo diretamente 210 mil trabalhadores. O grupo de trabalho segue em articulação com o Governo Federal e deve criar um Comitê Conjunto de Comércio Exterior para monitorar os impactos e definir novas ações.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!