Furto de 500 metros de fios apaga iluminação na Av. Brumado, em Vitória da Conquista
Terceiro furto de cabos em dois meses na avenida pode causar prejuízo de R$ 3.500,00, afirma a Prefeitura.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), registrou um novo furto de fios de iluminação na Avenida Brumado. Aproximadamente 500 metros de cabos foram furtados, interrompendo a iluminação pública no canteiro central. Esse é o terceiro furto ocorrido na mesma localidade em apenas dois meses.
O furto aconteceu entre o Atacadão e o Supermercado Economart, próximos à entrada da Lagoa das Bateias. O coordenador de Iluminação Pública, Ramon Soares, informou que o prejuízo pode chegar a R$ 3.500,00. A reposição dos fios está sendo realizada nesta terça-feira (5), com a ocorrência já registrada no Disep.
Este é apenas mais um episódio de uma série de furtos registrados ao longo de 2025, afetando locais como a Avenida Integração, o Anel Viário, o Bairro Brasil, o Loteamento Comveima, e a Praça Vitor Brito, entre outros. A reincidência dos furtos tem preocupado as autoridades municipais.
De acordo com o Código Penal, o furto de fios, especialmente os de cobre, é considerado um crime grave, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão e multa. Além disso, a receptação de materiais furtados também é um crime, com penas variáveis conforme a conduta.
Furtos como esse não afetam apenas a iluminação pública, mas representam riscos graves à segurança, já que a fiação pode ser reutilizada de forma inadequada, causando acidentes fatais. De 2014 a 2024, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) registrou um aumento de 260% nas mortes relacionadas ao roubo de fios.