Vitória da Conquista inicia cadastro de animais domésticos no SinPatinhas nesta terça-feira (29)
O sistema vai permitir o registro de cães e gatos, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas de saúde e proteção animal.

A Prefeitura de Vitória da Conquista dará início nesta terça-feira (29) ao cadastro de cães e gatos no Cadastro Nacional de Animais Domésticos (o SinPatinhas), com atendimento no Centro de Saúde Animal (CASA). A ação faz parte do esforço nacional em criar um mapa completo com o registro de cães e gatos em todo o país, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à saúde dos pets.
👉 O cadastro, que será realizado das 8h às 17h, exige que o tutor tenha uma conta no Gov.br e apresente documentos como RG e uma foto do animal. Após o registro, os animais receberão uma carteira de identificação com um QR Code, que poderá ser usado para rastrear animais perdidos.
👉 O registro, que é voluntário, também pode ser feito através do link do SinPatinhas.
👉 O SinPatinhas, plataforma lançada pelo governo federal, busca integrar os dados de cães e gatos, ajudando na gestão de políticas públicas relacionadas à saúde animal e ao controle de abandono e maus-tratos.
➡️ O sistema também faz parte do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, que visa o controle ético da população de animais domésticos, com foco na castração e guarda responsável.
👉 Além dos tutores, clínicas veterinárias e ONGs também poderão fazer o cadastro dos animais, ampliando a adesão ao programa e fortalecendo as iniciativas locais de proteção e bem-estar animal.
“É muito importante o cadastro desses animais para os tutores e para os pets, porque vai as principais informações do animal. E também é importante para o município, porque a partir daí a gente começa a ter um mapeamento do número de animais que existem na cidade, se são castrados ou não, se o animal já teve alguma doença, se é vacinado”, destacou a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.
“É importante a população aderir a esse projeto porque, com o tempo, essas informações vão ajudar a fortalecer as políticas públicas voltadas aos animais”, completou.