Vitória da Conquista realiza ações na próxima segunda-feira (28) pelo Dia D de prevenção às hepatites virais
Em 2025, já foram confirmados 15 casos de hepatites B e C no município; um óbito por hepatite B foi registrado.

Vitória da Conquista terá programação especial nesta segunda (28), Dia D da campanha Julho Amarelo, voltada à conscientização e prevenção das hepatites virais. As atividades acontecem das 8h30 às 16h30, na Praça Nove de Novembro, com foco na testagem, vacinação e informação sobre os riscos da doença.
A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), e inclui distribuição de preservativos, explicações sobre a transmissão, tratamento e acompanhamento, além de vacinação contra hepatite B e atualização do cartão de vacina.
As hepatites virais são inflamações no fígado, causadas por vírus dos tipos A, B, C e D. A transmissão pode ocorrer por contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas, uso de objetos cortantes compartilhados e transmissão vertical (de mãe para filho). No Brasil, a hepatite C é a que mais causa mortes.
Ao longo do mês de julho, o Caav intensificou ações como testagem rápida, educação com profissionais da saúde, prisionais e da atenção básica, além de abordagens com usuários de drogas e profissionais do sexo, que integram os grupos prioritários.
Em 2024, o município notificou 220 casos suspeitos, com 13 confirmações de hepatite B e 17 de hepatite C. Em 2025, entre janeiro e junho, já são 11 confirmações de hepatite B, 4 de hepatite C e um óbito por hepatite B. Atualmente, 60 pessoas estão em tratamento: 57 com hepatite B e 3 com hepatite C.