Prefeitura de Vitória da Conquista alerta população da zona rural sobre falsa coleta de dados para programas habitacionais
Moradores relataram abordagens suspeitas em nome do Minha Casa, Minha Vida Rural.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), emitiu um alerta à população da zona rural sobre ações irregulares de um suposto cadastramento para programas habitacionais.
Segundo a gestão municipal, nenhum levantamento ou mobilização está sendo realizado nas comunidades rurais para inclusão no Programa Minha Casa, Minha Vida Rural ou outros programas habitacionais.
Atualmente, o único programa habitacional em execução no município é o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), coordenado diretamente pela Diretoria de Habitação de Interesse Social da Semdes.
O alerta veio após moradores de diversas localidades procurarem o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural para relatar que um grupo de pessoas estaria visitando propriedades, solicitando documentos e oferecendo suposto cadastro em programas habitacionais. De acordo com a Prefeitura, essas abordagens não têm qualquer vínculo com a administração municipal.
A Prefeitura orienta a população a não entregar documentos ou informações pessoais a terceiros sem comprovação oficial de vínculo institucional, a fim de evitar fraudes e o uso indevido dos dados.
Em caso de dúvidas ou para obter informações seguras sobre programas habitacionais em andamento, os munícipes devem entrar em contato com a Diretoria de Habitação de Interesse Social pelos seguintes canais:
- Atendimento presencial: Sede da Semdes, localizada na Avenida Juracy Magalhães, nº 182, Bairro Jurema.
- Telefone: (77) 3229-3223