Bahia oferece 12 mil vagas em programas de CNH para jovens e famílias em vulnerabilidade
Detran-BA inicia primeira etapa de habilitação gratuita; 70% dos selecionados são mulheres.

O Governo do Estado da Bahia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), divulgou as listas dos candidatos selecionados para os programas CNH da Gente e CNH na Escola. As listas estão disponíveis para consulta no portal oficial do governo (clique aqui). Além disso, os contemplados recebem notificações via WhatsApp, aplicativo usado no momento da inscrição.
O total de vagas oferecidas soma 12 mil, divididas entre diferentes grupos: duas mil vagas para estudantes do ensino médio da rede pública estadual; cinco mil vagas para estudantes maiores de 18 anos inscritos no programa Bolsa Presença; mil vagas para jovens assistidos pelo programa Bahia pela Paz; 50 vagas para famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus; e 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.
Na última segunda-feira (21), o Detran-BA apresentou os critérios técnicos de seleção dos beneficiários ao Ministério Público da Bahia (MPBA), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Auditoria Geral do Estado (AGE). O objetivo foi reforçar o compromisso com a transparência e a correta aplicação das políticas públicas.
Essa é a primeira etapa do programa, que prevê a oferta de mais vagas no futuro. Um dado relevante apontado pelas equipes do governo é que 70% dos selecionados são mulheres.
O programa conta com a participação do Detran-BA e das secretarias da Educação (SEC), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
O início do processo de habilitação para as categorias A (moto) e B (carro) está marcado para 31 de julho. Entre essa data e 29 de agosto, os selecionados devem procurar presencialmente o posto do Detran-BA ou o SAC mais próximo da residência, levando documento oficial com foto (no caso da Carteira de Identidade digital, é recomendada uma cópia), CPF e comprovante de residência recente, referente aos últimos 90 dias.
Para os participantes do CNH na Escola, o procedimento é diferente: devem buscar a coordenação da unidade escolar no mesmo período para informações sobre as aulas extracurriculares, que acontecerão dentro da própria escola.