Acidente com moto deixa duas crianças na UTI e expõe riscos no trânsito de Vitória da Conquista
Mais de 85% das vítimas de acidentes registrados entre 16 e 30 de junho eram motociclistas, segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Um grave acidente registrado na tarde do último domingo (21) no cruzamento de acesso ao bairro Cidade Modelo, em Vitória da Conquista, acendeu o alerta para a imprudência no trânsito e os riscos enfrentados por motociclistas.
Uma moto que transportava três pessoas, entre elas duas crianças, de 7 e 9 anos, colidiu com um carro. As crianças estavam sem capacete e tiveram ferimentos graves. Ambas permanecem internadas na UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista.
De acordo com levantamento do Núcleo de Sinistros de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, entre os dias 16 e 30 de junho, 85% das vítimas de acidentes registrados no município estavam em motocicletas. Em Vitória da Conquista, há atualmente 56.916 motos registradas, uma média de uma moto para cada seis habitantes, segundo dados do Detran-BA.
O Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) destaca que pilotar sem capacete e transportar mais de um passageiro em uma moto são infrações graves de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Entre as infrações mais frequentes no município estão a ultrapassagem pela direita e o uso da viseira aberta por motociclistas.
Segundo o Sistema Nacional de Trânsito, a falta de atenção foi responsável por 27,4% dos acidentes no país em 2023. O desrespeito à sinalização aparece em seguida, com 13,2% das ocorrências. Para condutores e agentes de trânsito, é fundamental que motoristas e motociclistas sinalizem com antecedência ao realizar manobras e respeitem as regras de trânsito.