Prefeitura de Vitória da Conquista alerta e orienta população sobre golpes usando nome da Sefin
Criminosos têm enviado cobranças falsas por e-mail e WhatsApp; secretaria reforça canais oficiais e orienta população sobre como se proteger dos golpes.

A Prefeitura de Vitória da Conquista tem investido em canais digitais a fim de modernizar a gestão pública e facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela administração municipal. Uma das principais iniciativas é a plataforma Conecta Conquista, que reúne serviços como emissão de alvarás, certidões negativas, pagamento de IPTU e outros, proporcionando mais agilidade, transparência e comodidade para os cidadãos.
No entanto, a digitalização dos serviços também exige atenção redobrada por parte da população diante do aumento de tentativas de golpe. A Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) alerta sobre criminosos que estão utilizando o nome da secretaria para aplicar cobranças indevidas por e-mail e WhatsApp, simulando canais oficiais da instituição.
A Prefeitura orienta a população a adotar as seguintes medidas de segurança:
- Desconfie de cobranças recebidas por e-mail ou WhatsApp que não sejam dos canais oficiais da Prefeitura;
- E-mails legítimos da Sefin terminam em @pmvc.ba.gov.br (exemplo: [email protected]);
- Também podem ser enviados e-mails do sistema, como: [email protected].
- O número oficial da Sefin no WhatsApp é: (77) 98856-5247, que possui o selo azul de verificação da Meta.
- A Sefin não solicita pagamento via Pix, transferência bancária ou qualquer outro método de transferência.
- O único documento enviado para pagamento é o DAM (Documento de Arrecadação Municipal), e o cidadão deve sempre verificar se ele está em seu nome e se é realmente emitido pela Prefeitura.
- Em caso de dúvida ou mensagens suspeitas, entre em contato com a Prefeitura pelos telefones:
- (77) 3424-8500 ou (77) 3424-8542 (Sefin)
A inspetora geral de Rendas da Sefin, Maíra Andrade, reforça que qualquer comunicação da secretaria é feita apenas por canais oficiais. “A gente não entra em contato pedindo valores, o que pode ser enviado via WhatsApp é um DAM para pagamento e a pessoa precisa verificar se está em nome dela, se realmente é do município de Vitória da Conquista. Mas a gente não entra pedindo valores para que seja feita a transferência, pagamento via Pix, nada do tipo”, afirmou.