continua após a publicidade

Vitória da Conquista recebe selo ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e destaca entre grandes cidades da Bahia

Entre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes, Vitória da Conquista e Porto Seguro foram os únicos a receber essa certificação.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 17/07/2025 - às 16:57
Foto: PMVC.

Vitória da Conquista foi reconhecida com o selo ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido aos municípios que alcançaram bons resultados no processo de alfabetização das crianças do 2º ano do ensino fundamental. Entre as cidades baianas com mais de 100 mil habitantes, apenas Vitória da Conquista e Porto Seguro conquistaram essa certificação.

Os resultados do Indicador Criança Alfabetizada foram divulgados na última sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O indicador avalia se os estudantes apresentam habilidades básicas de leitura e de escrita, de acordo com o padrão nacional estabelecido pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os resultados da avaliação externa do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) mostram avanços consistentes nas notas de Língua Portuguesa e Matemática entre 2022 e 2024, superando a meta projetada pela Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, o município continuará investindo em formação, monitoramento pedagógico, uso estratégico dos dados educacionais e apoio técnico às unidades escolares. “A superação desses desafios exigirá a mobilização conjunta de toda a Rede Municipal de Ensino, porque precisamos do trabalho colaborativo, da escuta atenta às realidades escolares e da valorização das práticas que realmente fazem a diferença na vida dos estudantes”, afirmou.

Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação tem promovido uma série de ações para fortalecer a alfabetização, como:

  • Encontros formativos para os professores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares
  • Aplicação e consolidação dos dados das Avaliações Diagnósticas, Formativas e do Teste de Leitura
  • Entrega de materiais estruturados para professores e alunos das turmas de 1º, 2º e 5º ano
  • Acompanhamento e orientação contínuo sobre o uso de materiais pedagógicos
  • Participação nos Ciclos das Avaliações Contínuas de Aprendizagem — Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
  • participação nas avaliações externas, como SABE e PARC
  • Acompanhamento da progressão da aprendizagem dos estudantes, por meio de plataformas digitais e visitas técnicas às unidades escolares.

Um plano estratégico também está em construção para reforçar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes, com o objetivo de garantir que todas as crianças sejam plenamente alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Na última semana, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), atribuiu o baixo desempenho da alfabetização do estado a municípios como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Segundo ele, esses municípios puxariam os números para baixo devido ao grande número de estudantes.

A declaração foi dada após a divulgação dos dados do Ministério da Educação (MEC) que colocaram a Bahia como o estado com o pior desempenho na alfabetização do 2º ano do ensino fundamental. Apenas 36% dos estudantes baianos apresentaram um nível adequado de alfabetização até os 7 anos de idade, ficando abaixo da meta de 60% estabelecida pelo governo federal.

Leia mais ➡️: Jerônimo Rodrigues responsabiliza Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana por baixo índice de alfabetização na Bahia

 

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!