Simtrans registra 29 acidentes com vítimas em 15 dias de municipalização do trânsito em Vitória da Conquista
Desde o dia 16 de junho, a responsabilidade pelo atendimento aos acidentes passou a ser do município.

Desde o dia 16 de junho, a responsabilidade pelo atendimento aos acidentes de trânsito em Vitória da Conquista passou a ser do município. A mudança integra o processo de municipalização do serviço e é executada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), com apoio da Guarda Municipal e do Samu 192.
Nos primeiros quinze dias sob a nova gestão, a Semob registrou 29 acidentes com vítimas, todos sem óbitos. Segundo a coordenadora de Trânsito da pasta, Fernanda Alves, as principais causas identificadas foram imprudência, falta de atenção e desrespeito às normas de segurança viária.
A maior parte das ocorrências foi registrada na zona leste da cidade, com 20 casos. Na zona oeste, especificamente na Avenida Brumado e vias próximas no sentido Anagé, foram contabilizados nove acidentes. Durante o mesmo período, a zona rural não registrou chamados relacionados a sinistros.
De acordo com a Semob, após o atendimento em campo feito pelos agentes de trânsito, os registros são encaminhados ao Núcleo de Sinistros, onde passam por triagem e validação. As informações ficam disponíveis para os envolvidos, que podem retirar a documentação relacionada à ocorrência no setor de atendimento da secretaria no prazo de até cinco dias úteis.
Dados do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) apontam que, em 2025, Vitória da Conquista apresentou um crescimento de 2,44% na frota de motocicletas em relação ao ano anterior. Em 2024, o número de motos era de 68.006. Este ano, subiu para 69.709, sendo 69.692 convencionais e 17 elétricas.
A cidade conta atualmente com 74.198 condutores habilitados nas categorias A, AB, AC, AD e AE. A maioria das habilitações está em nome de homens (77,14%, totalizando 57.234 documentos). As mulheres representam 22,86%, com 16.964 habilitações. Dentre as carteiras definitivas, 67.582 estão válidas e 6.616 estão vencidas. Há ainda 5.129 habilitações provisórias, das quais 4.556 estão em conformidade e 573 vencidas. O número de condutores que exercem atividade remunerada é de 18.326.