INSS: Resposta sobre descontos indevidos já pode ser consultada nos Correios de Vitória da Conquista
Atendimento gratuito já está disponível em agências habilitadas; veja como consultar.

Aposentados e pensionistas do INSS que contestaram descontos indevidos no benefício já podem consultar a resposta da entidade responsável diretamente nas agências dos Correios de Vitória da Conquista. O serviço faz parte de uma parceria que busca dar mais transparência ao processo e já realizou mais de 900 mil atendimentos em todo o país.
O atendimento está disponível nas agências dos Correios habilitadas (a lista pode ser consultada no site do INSS ou dos Correios). No local, o segurado pode:
- Verificar se há desconto ativo no benefício;
- Contestar cobranças não reconhecidas;
- Acompanhar a resposta da entidade que realizou o desconto;
- Conferir documentos e justificativas apresentadas;
- Receber um protocolo com as próximas orientações.
É importante ressaltar que a resposta só estará disponível 15 dias úteis após o pedido de contestação. Antes desse prazo, a informação ainda não aparece no sistema.
Se a entidade não respondeu ou o desconto foi considerado indevido, o INSS dará sequência ao processo para reaver os valores. Caso a associação não pague em 5 dias úteis, o débito será enviado à Advocacia Geral da União (AGU) para as medidas cabíveis.
Nesse caso, o segurado não precisa tomar nenhuma ação, apenas acompanhar pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Se a entidade apresentou justificativas, o beneficiário deve avaliar a documentação e informar se concorda ou discorda da cobrança. Isso pode ser feito tanto pelo aplicativo Meu INSS, quanto presencialmente nas agências dos Correios, em até 30 dias corridos após a resposta.
O INSS alerta que não entra em contato por WhatsApp, SMS, e-mail com links ou ligações pedindo dados ou confirmação de informações. As consultas e manifestações devem ser feitas por canais oficiais e agências habilitadas. Na dúvida, não clique em links suspeitos e nunca compartilhe dados pessoais.