continua após a publicidade

Coelba recupera mais de R$ 49 milhões em impostos com combate a furtos de energia na Bahia

Vitória da Conquista foi o segundo município baiano com mais cabos clandestinos removidos pela Coelba em 2025.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 26/05/2025 - às 15:31

De acordo com um levantamento realizado pela Neoenergia Coelba, as ações de combate ao furto de energia elétrica resultaram na recuperação de R$ 49,1 milhões em impostos ao Estado da Bahia entre 2024 e 2025. O valor inclui impostos como o ICMS, que deixariam de ser arrecadados com o consumo irregular de eletricidade.

Além de fortalecer as finanças públicas da Bahia, as operações contribuem diretamente para a melhoria da segurança da população e da qualidade do fornecimento de energia. “Cada fraude identificada representa não só uma ligação irregular desfeita, mas também recursos que voltam para o Estado investir em saúde, educação e segurança. Nossas ações têm um forte impacto social e fiscal”, afirmou Madson Melo, gerente de Recuperação de Energia da Neoenergia Coelba.

Vitória da Conquista se destacou como a segunda cidade da Bahia com maior remoção de cabos clandestinos pela Neoenergia Coelba, com mais de 3,6 toneladas retiradas entre março e abril de 2025. A Operação Gatonet fiscalizou postes em diversos bairros, focando em áreas com maior concentração de cabeamento irregular. O objetivo é combater instalações feitas sem projeto técnico ou contrato, que podem provocar curtos-circuitos, interrupções de energia e incêndios.

Em 2024, a Coelba alcançou um marco histórico ao remover cerca de 160 mil ligações clandestinas, em mais de 130 mil inspeções em campo. Foram recuperados 496 milhões de kWh, quantidade suficiente para abastecer 4 milhões de residências por um mês ou toda a cidade de Salvador por 50 dias.

As operações utilizam tecnologias como drones, georreferenciamento e inteligência artificial, com apoio das polícias Civil e Militar. As inspeções englobam residências, comércios, indústrias e propriedades rurais. Somente em 2024, foram encontrados cerca de 30 mil estabelecimentos comerciais ou industriais e 13 mil fazendas em situação irregular.

Segundo Adriana Teodorio, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, na fase mais recente da operação, foram inspecionados 1.380 postes em pontos considerados críticos. Como resultado, cerca de 200 empresas de internet e telefonia procuraram se regularizar somente nos primeiros meses deste ano. A regularização exige a apresentação de projeto técnico, assinatura de contrato e o cumprimento das normas da Aneel e da Anatel.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!