continua após a publicidade

Presidentes de câmaras aprovam Carta do Sudoeste em apoio à criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia

Documento foi assinado por 37 câmaras e enviado à ALBA e ao Governador Jerônimo Rodrigues.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 23/05/2025 - às 16:01

Presidentes de câmaras municipais de 37 cidades se reuniram em Vitória da Conquista, na última quinta-feira (22), para aprovar a Carta do Sudoeste, documento que formaliza o apoio político à criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia (RMSB). A proposta tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e também foi enviada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O encontro contou com a presença dos presidentes das câmaras de Salvador, Carlos Muniz, e de Lauro de Freitas, vereador Juca, além de parlamentares conquistenses como Ricardo Gordo (PSB), Fernando Jacaré (PT), Alexandre Xandó (PT), Viviane (PT), Bibia (UB), Cris Rocha (MDB), Luís Carlos Dudé (UB) e Natan da Carroceria. Todos destacaram a importância da união política regional para a consolidação da proposta.

“Debatemos de forma democrática sobre nossa força política, sobre nossos interesses comuns, e fiquei feliz de constatar que este é um sonho coletivo, que os nossos irmãos e vizinhos estão engajados nesta luta, que é fundamental ao desenvolvimento de nossa região”, afirmou Ivan Cordeiro, presidente da Câmara de Vitória Conquista e responsável pela organização do evento.

O projeto é de autoria do deputado estadual Vitor Azevedo (PL) que também propõe a criação do Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Sudoeste Baiano (CRMSB). A RMSB será composta por 38 municípios, incluindo Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga, Poções, Barra do Choça, Itambé, Macarani, Caetanos e Tanhaçu, entre outros.

Vitória da Conquista é o terceiro maior centro urbano da Bahia e conta com o PIB superior a R$ 8 bilhões, sendo considerada um polo regional estratégico. A criação da RMSB é vista como uma forma de consolidar essa liderança, atrair investimentos públicos e impulsionar o crescimento do Sudoeste. A estimativa é que a região beneficie diretamente mais de um milhão de pessoas.

O projeto segue critérios estabelecidos no Estatuto das Metrópoles e, além da aprovação na ALBA, depende de sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Enquanto isso, os encontros regionais funcionam como uma forma de mobilização e pressão política.

Confira, na íntegra, o texto da Carta do Sudoeste, aprovado pelos representantes de 37 câmaras municipais:

Carta do Sudoeste
À Assembleia Legislativa da Bahia
Prezados(as) deputados(as),

Nós, representantes das cidades e comunidades do Sudoeste da Bahia, dirigimo-nos a Vossas Excelências com o intuito de solicitar a sensibilidade e o apoio na aprovação do projeto de lei que visa a criação da Região Metropolitana do Sudoeste.

Esta iniciativa é de fundamental interesse para toda a nossa região, que abriga mais de um milhão de habitantes. A consolidação da Região Metropolitana trará benefícios significativos, promovendo uma gestão mais integrada e eficiente dos recursos públicos, além de potencializar o desenvolvimento econômico, social e urbano de nossas cidades.

A aprovação do projeto de lei representará um avanço na melhoria da infraestrutura, na ampliação de serviços públicos de qualidade, na geração de empregos e na atração de investimentos. Além disso, fortalecerá a nossa voz perante os órgãos estaduais e federais, possibilitando uma maior captação de recursos e a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas de nossa população.

Reiteramos que a criação da Região Metropolitana do Sudoeste é uma oportunidade única de promover o crescimento sustentável, a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida de todos os habitantes da nossa região. Contamos com a sensibilidade e o compromisso de Vossas Excelências para aprovar esta matéria, que certamente trará impactos positivos duradouros para o desenvolvimento de nossa Bahia.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!