continua após a publicidade

Vitória da Conquista sobe 643 posições no IFDM e se destaca em Emprego e Saúde

Município é o 13º mais bem colocado da Bahia, mas ainda enfrenta dificuldades na área da educação.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 13/05/2025 - às 11:12

Vitória da Conquista apresentou um salto expressivo no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2025, o documento foi divulgado no dia 8 de maio pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Com base em dados de 2023, o município subiu 643 posições no ranking nacional, ocupando agora o 2.509º lugar entre os 5.550 municípios brasileiros analisados.

No contexto baiano, a cidade também avançou e passou a ser o 13º município mais bem colocado da Bahia, com um IFDM de 0,6268, o que, segundo a classificação da Firjan, representa um patamar de desenvolvimento moderado.

O desempenho foi impulsionado, principalmente, pelos indicadores de Emprego & Renda e Saúde. No indicador de Emprego & Renda, o município alcançou 0,6693, ficando na 16ª posição na Bahia e na 1.709ª no Brasil. Já na área da Saúde, o índice foi de 0,6232, o que garantiu a 61ª colocação estadual e a 1.955ª nacional. Ambos os resultados também são considerados de desenvolvimento moderado.

Por outro lado, a Educação segue como o ponto mais crítico. O índice foi de apenas 0,5880, o que coloca Vitória da Conquista na categoria de desenvolvimento baixo. Nacionalmente, o município ocupa a 4.702ª posição no setor, e dentro do estado, está no 195º lugar.

Os dados apontam para dificuldades estruturais na área educacional, sinalizando a necessidade de ações mais efetivas voltadas à melhoria da qualidade e do acesso à educação básica.

Entre os destaques positivos da Bahia no IFDM 2025 está Luís Eduardo Magalhães, que lidera o ranking estadual com índice geral de 0,6865 e se destaca em Emprego & Renda, com 0,8891. Em seguida aparece Irecê, com índice consolidado de 0,6731, superando capitais e grandes cidades como Salvador e Feira de Santana.

Também estão entre os dez melhores colocados da Bahia os municípios de Brumado, Barreiras, Mata de São João, Mucuri, Teixeira de Freitas, Pojuca, Camaçari e Conceição do Jacuípe.

Apesar das conquistas pontuais, o cenário estadual é preocupante: 95,4% das cidades baianas estão classificadas com desenvolvimento baixo ou crítico, percentual bem superior à média nacional, que é de 47,3%.

O IFDM é calculado anualmente com base em dados oficiais dos Ministérios da Educação, Saúde, Economia e Trabalho, com notas que variam entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!