Mobilização pela vacina contra a gripe movimenta Vitória da Conquista e toda a Bahia
Campanha continua ao longo de maio com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
O último sábado (10) foi marcado pelo Dia D da vacinação contra a gripe em Vitória da Conquista e em todos os 417 municípios da Bahia. A ação reforçou a campanha nacional, mobilizando unidades de saúde e estratégias especiais para ampliar a cobertura vacinal em todo o estado.
Em Conquista, as unidades de saúde funcionaram especialmente para atender à população convocada. Em Salvador, um sistema drive-thru também foi ativado para facilitar o acesso à vacina. A campanha segue em andamento e busca alcançar mais de 3,6 milhões de pessoas no estado.
Fazem parte do grupo prioritário crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde e da educação, povos indígenas e quilombolas, entre outros segmentos considerados de maior risco. Até o momento, a Bahia já aplicou mais de 880 mil doses.
O estado também registrou uma queda de 37,11% nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) em comparação com o mesmo período do ano passado. A vacinação continua sendo a principal estratégia para evitar o agravamento dessas doenças, especialmente com a chegada das temperaturas mais baixas.