Parceria amplia atendimento em saúde mental para adolescentes em Vitória da Conquista
Acordo entre o Complexo Hospitalar e a FUNDAC prevê integração de médicos residentes em Psiquiatria às rotinas das unidades socioeducativas da cidade.
Na manhã de segunda-feira (5), foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), com o objetivo de fortalecer o atendimento em saúde mental para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
O principal avanço da parceria é a inclusão do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que faz parte do CHVC, nas atividades das unidades socioeducativas da cidade. Com isso, os adolescentes acompanhados pela FUNDAC passam a ter acesso a atendimento psiquiátrico supervisionado e a projetos terapêuticos interdisciplinares.
Além de ampliar o cuidado especializado para esses jovens, a parceria contribui para a formação dos médicos residentes, que terão contato direto com as particularidades do atendimento neste contexto.
O acordo prevê ainda o acompanhamento técnico das ações desenvolvidas, reuniões periódicas para avaliação dos casos e a preservação do sigilo das informações dos adolescentes atendidos.
A assinatura do termo contou com a presença do diretor-geral do CHVC, Gerardo Azevedo Júnior, e da diretora-adjunta da FUNDAC, Fabiana Burity, que representou a diretora-geral Regina Affonso. Também participaram Jonas Matos, gerente da CASE Professor Wanderlino Nogueira Neto, Mariana Manenti, coordenadora técnica da CASE, Juliana Oliveira, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CHVC, Luiz Ricardo Gusmão, do setor jurídico do CHVC, e Lygia Matos, coordenadora do Hospital Crescêncio Silveira.