continua após a publicidade

Gêmeas de Vitória da Conquista conquistam vice-campeonato brasileiro sub-19 de vôlei de praia

Com apenas 15 anos, as irmãs Maria Antônia e Maria Fernanda já foram destaque em outros dois campeonatos recentes.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 02/05/2025 - às 17:18

Mesmo longe do litoral, no coração do sudoeste baiano, duas jovens atletas vêm colocando Vitória da Conquista no mapa do vôlei de praia brasileiro.

As irmãs gêmeas, Maria Antônia Aguiar e Maria Fernanda Aguiar, de apenas 15 anos, conquistaram o vice-campeonato no Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-19 2025, realizado em Brasília, na última semana.

Conhecidas como “As Marias do Vôlei”, as atletas vêm se destacando em competições nacionais mesmo atuando em uma categoria acima da idade delas. O talento e a dedicação das gêmeas têm sido reconhecidos pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que já convocou a dupla para integrar a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia Sub-17 e participar de treinamentos com a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia Sub-19.

“Foi muito gratificante conquistar o segundo lugar na primeira etapa do Circuito Brasileiro Sub-19. É ótimo saber que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos, me deixa muito feliz. Estamos treinando muito para essa temporada 2025 para tentar conquistar bons resultados, e com muito trabalho e dedicação estamos conseguindo resultados muito bons, com treinos intensos e preparação física”, destaca Maria Fernanda.

Maria Antônia agradeceu aos apoiadores e planeja buscar melhores desempenhos neste ano. “Muito feliz em conquistar o segundo lugar em uma categoria acima da nossa. Agradecer ao apoio de todos que nos apoiam principalmente de nossos pais que acreditam em nossos sonhos juntamente conosco, agradecer ao nosso treinador, ao nosso clube, a federação baiana, a Sudesb”, afirma.

A boa atuação das atletas não é isolada. Elas já haviam conquistado o vice-campeonato Sub-17 em Saquarema, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2024, e o terceiro lugar na primeira etapa do Sub-19 em Navegantes, Santa Catarina, em fevereiro de 2025.

A participação nas competições foi viabilizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), ligada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Maria Antônia e Maria Fernanda foram duas das oito pessoas da delegação que receberam passagens da Sudesb para as competições. Além delas, a equipe baiana contou com os atletas Sidney Sousa, Suane Lima, João Vitor Ribeiro, Lunna Girardi e Fernando Gabriel Silva. A equipe também contou com Pedro Joaquim Ribeiro e João Pedro Barbosa, formando quatro duplas – duas masculinas e duas femininas.

A dupla Joaquim e João Pedro chegaram às quartas de final e ficaram com a quinta colocação geral. Joaquim integra a Seleção Brasileira nas categorias sub-17 e sub-19 e vem disputando torneios mundiais. João Pedro é outro destaque da equipe.

Para o técnico Estádio, responsável pela delegação baiana na competição, o desempenho é reflexo do apoio constante da Sudesb. “O vôlei de praia baiano está com grandes nomes que não só são promessas, como são realidade. Mas, também irão ainda muito longe. Isso é fruto do investimento e do apoio da Sudesb junto à Federação. As expectativas estão cada vez melhores nos nossos atletas”, destaca.

O próximo desafio está marcado para este mês, com a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-17 2025 que será realizada de 17 a 21 de maio, em Aracaju, Sergipe.

A Sudesb já confirmou o apoio com transporte para seis duplas da Bahia, incluindo representantes de Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista, além de três membros da comissão técnica.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!