1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia discute sustentabilidade e governança com presença de União Europeia, TCU e UPB
Objetivo é fortalecer a cooperação entre municípios, compartilhar experiências e capacitar gestores para a implementação da Agenda 2030 da ONU.
Começou nesta quinta-feira (10), em Vitória da Conquista, o 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia, com o tema “Inspirando Cidades Sustentáveis, Conectando o Futuro da Gestão Municipal”.
O evento, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, tem como objetivo fortalecer a cooperação entre municípios, compartilhar experiências e capacitar gestores para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
A programação, que segue até sexta-feira (11), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, inclui painéis, oficinas e a sanção da lei que formaliza a adesão do município aos ODS como diretriz de políticas públicas.
A expectativa é reunir representantes de 80 cidades das regiões Sudoeste, Médio Sudoeste, Rios de Contas e Norte de Minas Gerais. A programação contará com mesa de abertura com autoridades municipais, estaduais e representantes da União Europeia, Tribunal de Contas da União (TCU) e União dos Municípios da Bahia (UPB).
Serão realizados três painéis: o primeiro abordará os desafios e oportunidades para cidades sustentáveis, com especialistas do Programa Cidades Sustentáveis, PNUD/ONU e União Europeia; o segundo discutirá inovação e governança municipal, com representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ICLEI e da Prefeitura de Santos (SP); e o terceiro tratará da relação entre governança e sustentabilidade, com participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), Ministério Público e Controladoria Geral da União (CGU).
Além disso, haverá oficinas práticas sobre financiamento sustentável, planejamento urbano e localização dos ODS, conduzidas por especialistas como Zuleica Goulart (Cidades Sustentáveis), Julia Mello (FNP) e Gabriella Ferreira (FMDV).
O evento marca um passo importante na regionalização da Agenda 2030, incentivando os municípios a adotarem políticas públicas alinhadas aos ODS. Segundo a prefeita Sheila Lemos, a iniciativa visa “inspirar e conectar gestores para construirmos cidades mais justas, resilientes e sustentáveis”.