Waldenor Pereira descarta recurso ao STF após decisão do TSE favorável a Sheila Lemos
A ação havia sido movida pela coligação que apoiou Marcos Adriano (Avante) nas eleições municipais.
Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a elegibilidade da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), o deputado federal Waldenor Pereira (PT) declarou que não pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação havia sido movida pela coligação que apoiou Marcos Adriano (Avante) nas eleições municipais.
Waldenor explicou que a impugnação da candidatura de Sheila foi apresentada pela Federação Brasil da Esperança e por partidos aliados, com seu conhecimento e concordância. No entanto, com o novo entendimento do TSE sobre a inelegibilidade da prefeita, ele considera que não há fundamentos para um recurso.
A decisão final sobre um possível recurso ao STF, segundo o parlamentar, cabe aos partidos autores da ação. No mesmo dia do julgamento, Marcos Adriano também afirmou que não pretende levar o caso adiante.
A ação argumentava que a candidatura de Sheila Lemos representaria um terceiro mandato consecutivo dentro do mesmo núcleo familiar, já que sua mãe, Irma Lemos, foi vice-prefeita na gestão anterior e chegou a assumir a prefeitura interinamente.
A defesa da prefeita sustenta que não há irregularidades, pois Irma Lemos não foi eleita prefeita e apenas exerceu a função temporariamente. Além disso, Sheila assumiu a administração municipal em 2021 após o falecimento do então prefeito Herzem Gusmão, de quem era vice.