continua após a publicidade

Conquista: OAB vai acompanhar caso de advogado que sofreu capacitismo na UPA

A instituição destacou que a prática é crime, segundo a Lei 13.146/15.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 07/05/2024 - às 17:52
Foto: Reprodução.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Vitória da Conquista lançou uma nota, nesta terça-feira (07), em solidariedade a um advogado que relatou ter sido vítima de capacitismo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

No texto, a instituição manifesta a solidariedade com o membro da Ordem e cita o artigo 88, da Lei nº 13.146/15, que criminaliza a prática. A Lei prevê que a pratica, indução ou incitação de discriminação de qualquer pessoa em razão de sua deficiência é crime passível de 1 a 3 anos de reclusão e multa.

A OAB-Conquista também destacou que a Polícia Militar foi acionada e foi registrado boletim de ocorrência. A autarquia ainda afirmou que vai acompanhar o caso por meio da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência.

Confira a nota completa da OAB sobre advogado que sofreu capacitismo na UPA:

A Diretoria da OAB – Subseção de Vitória da Conquista, conjuntamente com a Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência, vem manifestar a sua solidariedade ao advogado Emerson Moreira Silva, que procurou a OAB Conquista na última segunda-feira (06.05), indicando que sofreu capacitismo na UPA de Vitória da Conquista. 

O capacitismo é uma ação preconceituosa, visando impedir que a pessoa com deficiência possa exercer a sua cidadania. O artigo 88, da Lei nº 13.146/15 criminaliza o capacitismo, prevendo as condutas de praticar, induzir ou incitar discriminação de qualquer pessoa em razão de sua deficiência. 

A OAB Conquista destaca a importância de termos uma sociedade efetivamente inclusiva e igualitária que respeite as pessoas com deficiência e seus direitos. 

Manifestamos solidariedade ao nosso colega advogado – Dr. Emerson Moreira Silva e informamos que, desde o ocorrido, a Subseção vem prestando suporte ao mesmo. O Presidente da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência – Dr. André Peixoto, esteve no momento do fato com o Dr. Emerson Moreira para prestar apoio e realizar encaminhamentos. 

A Polícia Militar foi acionada e também foi registrado boletim de ocorrência. A OAB, através da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência, estará acompanhando todos os desdobramentos deste caso

🚨 Grupo de ofertas da Black Friday em Vitória da Conquista tem descontos incríveis; confira!

👉 Acesse a página especial de ofertas e se prepare para as melhores ofertas de Black Friday!

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!